Apresentação das análises das peças publicitária que serão utilizadas para o projeto integrado.
Análises realizadas com embasamento nas aulas de Comunicação e Linguagem, lecionadas pelo professor Carlos Straccia.
As peças escolhidas serão analisadas e apresentadas a seguir:
Bebida Coca-Cola:
Material veiculado na Televisão, no ano de 2007
Análise:
Emissor: Coca-Cola Company
Canal: imagem, som.
Suporte: televisão
Código: Linguagem verbal e não-verbal
Mensagem: Que a Coca-Cola junto com os seus consumidores podem transformar o mundo em um lugar melhor
Receptor: pessoas de diversas classes sociais, que sentem sede ou vontade de tomar Coca-Cola
A peça publicitária a ser analisada é o comercial veiculado na televisão, baseado no jogo GTA.
O emissor da propaganda é a empresa multinacional Coca-Cola Company, essa peça publicitária é destinada ao seu público-alvo, que são pessoas de todas as classes sociais, que sentem sede, ou vontade de tomar essa bebida conhecida mundialmente. O canal usado para que a peça fosse veiculada, aqui no Brasil no ano de 2007, foram a imagem e o som, música, e usou como suporte a televisão. O significado e o significante, dois planos da mensagem, na peça publicitária são apresentados da seguinte maneira: o significado teve a incumbência de passar ao público-alvo a idéia de que a Coca-Cola junto com os seus clientes, podem transformar o mundo, ou ao menos o ver de uma maneira melhor, mais otimista, com esperança, pois a peça é baseada no jogo mundialmente conhecido, GTA, e tem Ray como personagem, que sempre foi tido como mau-caráter. No entanto no comercial da Coca-Cola, ele se transforma em um personagem bom, alegre, e digno de ser um exemplo a todos, após ter realizado o simples ato de tomar um gole da bebida Coca-Cola. Já o significante relacionou a peça com o GTA (Grand Tief Auto).Todo o gráfico digital do comercial foi inspirado no jogo, acima citado, apenas o objetivo foi mudado.
Os dois tipos de código foram utilizados, o verbal e o não-verbal, no entanto o código não-verbal é mais presente e se faz assim por causa dos gráficos digitais presentes ao longo de toda a propaganda. E o referente interno presente é "Viva o lado Coca-Cola da vida", que é o slogan da empresa no momento. O externo circunda em torno da realidade em que vivemos hoje, que é cheio de, pessimismo, violência e desconfiança, por isso que a peça publicitária foi tão bem aceita por todos, pois ela vem em contradição com a nossa atual situação global.
Funções:
As funções presentes na peça são: a função conativa e a poética, mas a que predomina é a função conativa, pois o receptor foi colocado em destaque, ou seja, a linguagem da propaganda foi organizada em torno do público-alvo. E é possível perceber a presença de verbos no imperativo na 2º pessoa do singular na frase que fecha o comercial "Viva o lado Coca-Cola da vida".
E a função poética é caracterizada pela enfatização a todo momento do significado, e isso pode ser notado na peça a qualquer instante, pela alegria passada pelos personagens, pela música alegre e constante e também pela novidade, e surpresa que causou no público.
Signos:
Os signos que estão presentes na peça públicitária são: o iconico, o indicial e o simbólico.Um exemplo de signo icônico presente na peça são os estilos bem definidos de cada pessoa, dá para identificar que tipo de personagem é cada um apenas pelas suas vestimentas, jeito de andar, e agir. Já o simbolo indicial dessa peça seria as atitudes que o personagem principal toma diante de diversas situações, quando todos esperavam determinada ação ele tomava outra. E o simbolo simbólico seria a reação das pessoas com o personagem Ray.
Coesão e coerência:
A coesão de da pelos seguintes fatos: a cor vermelha, cor que identifica a marca da empresa fabricante do produto, Coca-Cola, esta presente em diversas situações, como na cor do carro usado pelo Ray, personagem principal, e pelo homem loiro que ele retira do carro e oferece uma Coca-Cola, no extintor de incêndio, nos guarda-sóis dos carrinhos de cachorro-quente, no outdoor presente no final da propaganda. A logomarca da empresa aparece na geladeira da loja, nas garrafa que ele bebe, na garrafa que ele oferece ao loiro dono do carro, e no outdoor, onde se apresenta a logomarca e o slogan utilizado pela empresa no momento. O estilo da apresentação, por meio de gráficos digitais, baseado no Jogo GTA, se mantêm do inico ao fim da propaganda, não apenas pelos gráficos, mas também pelas inicio das ações cometidas por Ray, que se assemelham ao do personagem do jogo. A música " You give a little love" que surge na propaganda como trilha sonora se encaixa perfeitamante com o contexto da música, e nos últimos segundos da propaganda aparece o nome da música nos cartazes segurados pelos homes que antes anunciavam o fim do mundo.
Já a coerência:
- Relevância:
A peça públicitária, alem de ser muito divertida, é também bastante clara quanto a mensagem que deverá ser passada para seus consumidores;
- Consistência:
Em momento algum os elementos apresentados se opõem ao contexto da propaganda;
- Elementos linguísticos:
Devido a ser uma animação, o público consegue interagir e captar facilmente a mensagem e a música apenas impulsiona isso, pois apesar de ser de origem americana, e nem todas as pessoas terem conhecimentos desse idioma, é uma música contagiante e facilmente interpretável, devido ao contexto em que ela se encaixa;
- Conhecimento de mundo:
Confome o conhecimento de mundo que o público-alvo tem sobre a violência que rodeia a todos. a propaganda foi bem aceita, pois ela vem de contra-ponto em relação a realidade, pois na propaganda pequenos gestos se tornam motivos para comemoração;
- Conhecimento partilhado:
A propaganda não é redundante e não tem entropia, pois apesar de ser um comercial relativamente grande, cerca de 1 (um) minuto, ela é bastane clara e objetiva;
- Aceitabilidade:
O comercial chama bastante a atenção, é algo relativamente novo, que se utiliza de tecnologia incomum para comerciais e a música que acompanha as cenas também atrai por ser bastante envolvente;
- Informatividade:
Por ser um anúncio com gráficos em 3D e baseado em um jogo de vídeo-game, a propaganda é totalmente imprevísivel do começo ao fim, pois o que era de se esperar é que o personagem principal, Ray, tomasse as mesmas atitudes que toma durante o jogo, no entanto suas atitudes são completamente avessas a isso, pois se a atitude esperada fosse a realizada o comercial causaria polêmica, não pelo fato de ser um comercial interessante, inteligente, mas sim por incitar a violência. E a parte previsível fica por conta da propaganda produto e da marca, que aparece diversas vezes ao longo do anúncio;
- Focalização:
A focalização no texto existe pelo fato de seu tema ser o slogan anunciado pela Coca-Cola e a peça girar em torno dele a todo instante. E o tanto o emissor passa bem a mensagen quanto o receptor a entende;
- Inferência:
A inferência desta propaganda está relacionada a mudança que a Coca-Cola pode proporcionar, junto com seus clientes, ao mundo;
- Contextualização:
Os fatores de contextualização na peça estão relacionados a ligação com o jogo de video-game, que cria uma certa expectativa relacionada a propaganda;
- Intencionalidade:
A intenção da peça é de vender o produto e a marca para o receptor.
Informações implícitas:
- Pressuposto:
Que ao adquirir o produto o consumidor, estará consumindo um produto de qualidade reconhecida que certamente matará sua sede;
- Subentendido:
Ao ingerir o produto mesmo que o destinatário não seja adepto da moral e dos bons princípios, sofrerá uma mudança de caráter, tornando-se em uma pessoa querida e reconhecida por todos.
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