Cerveja Niger: - Material veiculado em forma de spot publicitário no rádio, no ano de 1966
Letra do Spot:
Niger / Cerveja preta de melhor paladar / Vamos tomar, vamos brindar/ Niger/ O melhor malte, o melhor lúpulo contem / E da mais prazer também / Niger é única nem doce nem amarga / Um produto da Companhia Cervejaria Paulista de Ribeirão Preto / Niger / Cerveja preta de melhor paladar / E da mais prazer também.
Análise:
Emissor: Companhia Cerevejaria Paulista Ribeirão Preto Canal: Ondas sonoras Suporte: Rádio Código: Linguagem não-verbal e verbal Mensagem: Que o produto é saboroso e único. Receptor: Pessoas que gostam de tomar cerveja preta.
A propaganda a ser analisa é a peça veiculada no ano de 1966 no Brasil, e que foi reproduzida atraves do rádio O emissor desta peça publicitária é é Companhia Cerevejaria Paulista Ribeirão Preto, e foi destinada a pessoas que sentem vontade e gostam de tomar cerveja preta. Os canais utilizados para que essa divulgação ocoresse foram as ondas sonoras atraves do rádio. As subdivisões da mensagem se apresentam da seguinte forma: o significado teve a intenção de divulgar a qualidade da cerveja e o prazer que ela pode proporcionar além de citar a alta qualidade dos seus ingredientes e a exclusividade do seu sabor, já o signficante teve o intuito de divulgar a empresa e a alegria que a bebida pode proporcionar. Os códigos utilizados foram o verbal e o não verbal. Verbal por causa da letra da música, que era cantada em portugues. Não-verbal por causa do ritmo que acompanhava a letra, da musica que seguia ao fundo.
Funções:
As funções presentes na peça são: a função conativa, fática, emotiva, referencial e poética, mas a que predomina é a função conativa, pois o consumidor foi colocado em primeiro lugar, ou seja, a linguagem da propaganda foi organizada em torno do receptor. A função fática está presente devido a constate repetição do nome do produto, que dá a entender que o emissor esta testando o canal. A função emotiva se deve ao envolvimento do emissor e isso ocorre quando fala: ‘ Vamos tomar / vamos brindar / Niger ‘. A referencial ocorre qundo ele descreve os ingredientes presentes na cerveja: ‘O melhor malte, o melhor lúpulo contém / E da mais prazer também ‘. E a poética devido ao som, ao ritmo, a música.
Signos:
Os signos presente nesta peça são iconicos, referencias e simbólicos. Os signos iconicos são: o nome do produto que é repetido constantemente e a música que transmite alegria devido ao ritmo constante. Os signos indiciais, são o ritmo e a voz do locutor. E o signo simbólico que refere-se ao sabor da cerveja, o prazer que é sentido ao consumi-la, todas as palavras utilizadas.
Coesão e coerência:
A coesão ocorre devido a citação dos ingredientes do produto ao longo do spot. E ao ritmo alegre associado a cerveja que é tida aqui no Brasil como a a bebida da ‘Happy Hour’ ( hora feliz, alegre ). O texto utilizado na peça não deixa dúvidas do produto que se está anunciando, ele serve como elo para o produto. Já a coerência:
- Relevância: A peça públicitária, é bastante objetiva se tratando da mensagem que deverá ser passada para seus receptores;
- Consistência: Em momento algum os elementos apresentados se opõem ao contexto da propaganda;
- Elementos linguísticos: A linguagem apresentada na propaganda é totalmente compreensível e a combinação com a música ficou ainda mais fácil a compreensão.
- Conhecimento de mundo: O conhecimento de mundo é referente ao ingredientes que contém em uma cerveja, e ao prazer que pode ser proprcionado ao ingeri-la
- Conhecimento partilhado: A propaganda é bastante repetitiva, devido a ser um spot, e para fixar a marca do produto em seus receptores foi optado a reptição do nome, por naum ser possível a publicação de imagens.
- Aceitabilidade: O texto é relativamente simples, não possui nada que possa agregar dificuldade ao entendimento do receptor.
- Informatividade: A previsão do texto existe, mas a no momento em que o locutor interrompe a sequencia musical, e começa a falar: "É única nem doce nem amarga / Um produto da Companhia Cervejaria Paulista de Ribeirão Preto", acaba surpreendendo o receptor.
- Focalização: Em momento algum o spot se dispersou do seu objetivo principal que era divulgar o produto, a marca e a empresa. E o receptor pôde captar isso;
- Inferência: Que é um produto saboroso, único e que traz muitas alegrias;
- Contextualização: O receptor não tem como saber que produto será anunciado, devido a ser um spot e não ter introdução alguma;
- Intencionalidade: A intenção da peça é de vender o produto e a marca para o receptor.
Informações implícitas:
- Pressuposto: O produto trará alegria, prazer e um sabor único;
- Subentendido: Que é a melhor cerveja preta.
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